
O Carnaval carioca e os blocos de rua
O mundo já sabe que o Carnaval carioca é o melhor! Contudo, a festa não se resume a uma só atividade. O folião pode desfilar e assistir ao desfile das Escolas de Samba; “brincar” em bailes fechados e em clubes ou participar de blocos de rua. Participar de um bloco carnavalesco é uma experiência inesquecível. O único problema é você gostar tanto e querer ir em todos! Mas isso nem seria possível, são vários, e vamos falar um pouco dessa tradição – Aproveite os blocos de Santa Teresa e arredores do Rio Forest Hostel.
Um bloco é um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma organizada ou não, muitas vezes trajando uma mesma fantasia ou acompanhando um tema. Chamados blocos de rua, o folião é bem-vindo de qualquer forma, mesmo com roupas casuais, trajes de praia, com ou sem adereços. Vale tudo!
História
Desde o século XIX as ruas da cidade do Rio de Janeiro são ocupadas, nos dias de Carnaval, por grupos de pessoas em busca de diversão. Os primeiros registros de blocos licenciados datam de 1889. No início do século XX não havia grandes distinções entre os vários tipos de brincadeiras que ocupavam a cidade e que podiam ser chamadas de ranchos, cordões, grupos, sociedades ou blocos. Na década de 1920, para valorizar a identidade nacional, a importância do carnaval carioca foi destacada e se tornou um “resumo” da diversidade cultural brasileira. Desde então a “confusão” passou a ser um pouco mais organizada.
Blocos de rua, de embalo ou blocos de sujos, essas manifestações são bem frequentes no Rio de Janeiro. O improviso e a desorganização dão o tom. Grupos com a mesma fantasia, pessoas com fantasias improvisadas, ou mesmo de roupa comum, se reúnem no carnaval e ao som de instrumentos (muitos também improvisados) e desfilam pelas ruas da cidade, cantando e sambando marchinhas carnavalescas e sambas-enredo das Escolas de Samba. Você não pode deixar o bloco passar!
Blocos do Rio de Janeiro
No Rio existem mais de 400 blocos. Entre eles, o Rio Forest Hostel recomenda alguns, em especial, aos hóspedes, amigos e turistas:
- Céu na Terra – Desfila no bairro de Santa Teresa com foliões fantasiados ao som de marchinhas carnavalescas. – Saiba mais em: https://www.facebook.com/bloco.ceunaterra
- Carmelitas – Um bloco irreverente que faz seu desfile nas ladeiras de Santa Teresa, na cidade do Rio de Janeiro, desde 1991. Surgiu como uma homenagem descontraída ao Convento de Carmelitas de Santa Teresa (onde está localizado o Rio Forest Hostel), onde vivem enclausuradas as freiras. Reza a lenda que uma das freiras teria pulado o muro do convento no Carnaval e se misturado aos foliões. Saiba mais em: http://www.blocodascarmelitas.com.br/
- Cordão do Boitatá – O bloco foi fundado em 1999 e desfila pelas ruas do Centro ao som dos sambas, choros e marchinhas. Participa anualmente do Baile Municipal na Praça XV de Novembro. Mas com as mudanças na agenda de blocos, vale a pena acompanhar as páginas: https://www.facebook.com/events/1734383756799007/ e https://www.facebook.com/Cord%C3%A3o-do-Boitat%C3%A1-257847310952459/timeline .
Existem muitos outros. Confira a lista completa com a agenda dos blocos e evite os maiores (analisando o público estimado) e os mais distantes. Improvise uma fantasia, beba muita água e bom Carnaval!