O Carnaval carioca e os blocos de rua

05-02-2016 / Uncategorized

O mundo já sabe que o Carnaval carioca é o melhor! Contudo, a festa não se resume a uma só atividade. O folião pode desfilar e assistir ao desfile das Escolas de Samba; “brincar” em bailes fechados e em clubes ou participar de blocos de rua. Participar de um bloco carnavalesco é uma experiência inesquecível. O único problema é você gostar tanto e querer ir em todos! Mas isso nem seria possível, são vários, e vamos falar um pouco dessa tradição – Aproveite os blocos de Santa Teresa e arredores do Rio Forest Hostel.

Um bloco é um conjunto de pessoas que desfilam no Carnaval, de forma organizada ou não, muitas vezes trajando uma mesma fantasia ou acompanhando um tema. Chamados blocos de rua, o folião é bem-vindo de qualquer forma, mesmo com roupas casuais, trajes de praia, com ou sem adereços. Vale tudo!

Fonte imagem: blitzdamoda.com

Fonte: blitzdamoda.com

História

Desde o século XIX as ruas da cidade do Rio de Janeiro são ocupadas, nos dias de Carnaval, por grupos de pessoas em busca de diversão. Os primeiros registros de blocos licenciados datam de 1889. No início do século XX não havia grandes distinções entre os vários tipos de brincadeiras que ocupavam a cidade e que podiam ser chamadas de ranchos, cordões, grupos, sociedades ou blocos. Na década de 1920, para valorizar a identidade nacional, a importância do carnaval carioca foi destacada  e  se tornou um “resumo” da diversidade cultural brasileira. Desde então a “confusão” passou a ser um pouco mais organizada.

Blocos de rua, de embalo ou blocos de sujos, essas manifestações são bem frequentes no Rio de Janeiro. O improviso e a desorganização dão o tom. Grupos com a mesma fantasia, pessoas com fantasias improvisadas, ou mesmo de roupa comum, se reúnem no carnaval e ao som de instrumentos (muitos  também improvisados) e desfilam pelas ruas da cidade, cantando e sambando marchinhas carnavalescas e sambas-enredo das Escolas de Samba. Você não pode deixar o bloco passar!

Foto: Alexandre Macieira | Riotur Rio Carnaval 2015

Foto: Alexandre Macieira | Riotur Rio Carnaval 2015

Blocos do Rio de Janeiro

No Rio existem mais de 400 blocos. Entre eles, o Rio Forest Hostel recomenda alguns, em especial, aos hóspedes, amigos e turistas:

Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo

Foto: Marcelo Piu/Agência O Globo

Existem muitos outros. Confira a lista completa com a agenda dos blocos e evite os maiores (analisando o público estimado) e os mais distantes. Improvise uma fantasia, beba muita água e bom Carnaval!

Fotografia foliatropical.com.br

Foto: foliatropical.com.br