Descubra as trilhas cariocas

03-11-2015 / Uncategorized

O Rio de Janeiro é um prato cheio para quem curte rapel, escalada, voo livre, e é claro o trekking. Explorar o desconhecido faz parte da natureza humana, então porque não se entregar às belezas naturais da cidade e do estado e descobrir o Rio pelas trilhas cariocas? E ficando hospedado no RioForest Hostel, você não precisa se preocupar como vai chegar no local da trilha –  o próprio Hostel oferece serviços opcionais de guias e transporte para esses picos incríveis!

Existem inúmeras trilhas pelo Rio de Janeiro. Para facilitar na hora da escolha, o site do Clube dos Aventureiros montou uma listagem, onde além de indicar o nome e o local, é apontado o nível de dificuldade, duração e atrações entre outras informações. A página funciona como um portal dedicado a quem curte esse tipo de atividade, tem dicas sobre equipamentos, materiais, como se comportar em situações especiais, notícias relacionadas e muito mais.

Em novembro não temos muita chuva e o céu azul garante dias ideais para uma trilha. Aproveite o sol e reserve algumas horas para subir uma montanha. O nascer ou pôr do sol são momentos mágicos para serem vistos do alto!

Então, arrume sua mochila, vista uma roupa confortável e um bom tênis apropriado! A aventura te espera. Listamos seis trilhas incríveis do Rio de Janeiro. Algumas são leves e outras mais pesadas, conheça seu próprio ritmo e pé no caminho!

Pedra Bonita

pedra_bonita9

Se você ainda não fez, um dia certamente fará essa trilha, a queridinha dos cariocas. Um pouco íngreme e sem grandes obstáculos, está localizada no  Parque Nacional da Tijuca. É considerada leve e dura até 40 minutos. Comece na Estrada da Pedra Bonita, na bifurcação da Estrada das Canoas. A rampa de voo livre fica bem perto da trilha.

Sugestão de caminho: http://bit.ly/1inGevi

Pedra da Gávea

pedra_gavea4

Uns amam e outros temem, e chega a ser considerada uma trilha difícil. Alguns desistem de ir até o topo por receio de enfrentar a  “Carrasqueira” (uma escalada íngreme perto do penhasco). Fora isso, a trilha é longa mas tranquila, feita em até 2 horas por quem tem preparo. O visual é parecido com o da Pedra Bonita, porém mais intenso e mais amplo.

Sugestão de caminho: http://bit.ly/1P0GlLO

Morro Dois Irmãos

dois bro

Trilha de nível médio que exige um certo esforço e tem duração de 45 minutos. É uma das trilhas com melhor aproveitamento, está localizada em um dos cartões postais do Rio e por isso mesmo tem uma das  vistas mais bonitas da cidade – Do alto você pode ver o Cristo Redentor, a Praia do Leblon, a Pedra da Gávea e a Praia de  São Conrado.

Sugestão de caminho: http://bit.ly/1P0GqPC

Costão de Itacoatiara

1167180_679983748697273_1926120897_o

Essa fica em Niterói, do outro lado da Baia de Guanabara. Para quem está no Rio pode ir de carro ou pegar o ônibus 770 do lado da Igreja da Candelária que vai direto até Itacoatiara. A trilha do Costão é famosa por proporcionar um belíssimo visual da praia de Itacoatiara e da topografia da Cidade Maravilhosa! Relativamente fácil e rápida, dá até pra levar crianças, são 30 minutos de subida, passando por cactos e paisagens lindas. Ao chegar no topo você estará sm fôlego. Não pela subida, mas sim por toda beleza que irá contemplar.

Pedra do Telégrafo

Pedra do Tel__grafo_1

Com certeza você já viu por aí uma foto “super arriscada” de algum amigo pendurado em uma pedra sobre o abismo! Calma, ele não foi imprudente, ele apenas fez a trilha da Pedra do Telégrafo e desfrutou de uma brincadeira que rende ótimas imagens. Na verdade não é muito fácil, embaixo da pedra pontuda tem um platô onde as pessoas podem ficar de pé, mas cuidado, um passo em falso e está tudo acabado!

A trilha fica na Região de Barra de Guaratiba. Para facilitar use o GPS Waze e pule uma etapa com a ajudinha de moto taxis. A caminhada em si é leve. Lá no alto o visual é diferente; uma imensidão de horizonte, onde o azul do mar se mistura com o azul do céu. Maravilhosas praias selvagens fazem parte do cenário, e também é possível ver a Pedra da Gávea.

Sugestão de caminho: http://bit.ly/1M3UgOE

Trilha da Urca

DSCN0997-cópia urca

Moderada e tranquila, indicada também para iniciantes, é uma boa opção para apreciar o visual sem pegar o bondinho. O tempo de duração é de 40 minutos e uma paisagem incrível te acompanha por vários pontos do percurso.

Sugestão de caminho: http://bit.ly/1XCQb7Y

Aplicativo

Para facilitar sua jornada, separamos um aplicativo bem bacana, que funciona em três línguas. É o “Trilha Cariocas”, com ele você pode visitar o Rio que poucos conhecem e descobrir  vários caminhos para praias selvagens, cachoeiras e picos na Mata Atlântica, sem sair da cidade! Ele inclui: fotos e vídeos; busca no mapa com utilização de QrCode; opção para encontrar as trilhas mais próximas ou por áreas, informações culturais ou históricas relacionadas ao local; dicas sobre paisagem, fauna e flora; e informações técnicas.

Para iOS https://itunes.apple.com/br/app/trilhas-cariocas/id535782461?mt=8 ou para Android

https://play.google.com/store/apps/details?id=br.com.etrilhas&hl=pt_BR

 Hospedagem

E como todo trilheiro ama a natureza, nada melhor do que ficar hospedado no RioForest Hostel, em Santa Teresa. Seus dias vão começar com um delicioso café da manhã, em meio a árvores e animais. Você vai sair, fazer uma trilha maravilhosa e na volta ainda dá tempo de dar um mergulho relaxante na piscina. Venha, esperamos você!