450 anos do Rio e a festa que é ser carioca

15-10-2015 / Uncategorized

Agenda Rio novembro

Com um riquíssimo repertório histórico, artístico, cultural e paisagístico, o Rio de Janeiro comemora em 2015 seus 450 anos. Esse é o momento de festejar a beleza de ser carioca. Afinal, são quatro séculos e meio de alegria e autenticidade; isso merece uma comemoração de um ano inteiro.

Novembro está chegando, e com ele um mês repleto atrações musicais e culturais, no Rio de Janeiro. Por isso é hora de programar a sua agenda e fazer sua reserva no RioForest Hostel; sua casa em Santa Teresa, no coração da cidade.

Mas o que é ser CARIOCA?

Mais do que um estilo de vida. Ser carioca é ser multicultural, multiétnico e multifacetado. É ter orgulho de ser o que é.
Ser carioca é nascer e viver na cidade do Rio de Janeiro, e existem cariocas da gema (quem nascem) e também os cariocas do coração (quem vivem e amam o Rio). E como bons cariocas não vamos fazer distinção!
Mas oficialmente, para não haver confusão, vamos esclarecer: carioca é o povo da cidade e fluminense é quem nasce no estado de mesmo nome; Rio de Janeiro (isso desde 1975).
O termo “carioca” é, com certeza, de origem tupi. Seu significado, no entanto, é controverso:

  • Pode ser ‘casa de homem branco”, pela junção de kara’iwa ou kari’ (homem branco) + oka (casa) ;
  • Ou o nome de uma antiga aldeia tupinambá que existia no sopé do Outeiro da Glória, em uma das duas fozes do Rio Carioca. A aldeia se chamava Kariók ou Karióge. Segundo esta versão, o nome “carioca” viria dos termos tupiskariîó (“índio carijó”) e oka (“casa”), significando “casa de índio carijó” ;
  • No século XVI, os índios tupinambás apelidaram os invasores portugueses de akari (termo tupi para uma espécie de peixe, o cascudo) devido ao fato de as armaduras dos portugueses serem parecidas com as placas que revestem esse peixe. Com a segunda expedição portuguesa à Baía de Guanabara, em 1503-1504, foi construída, pelos portugueses, em uma das foz do Rio Carioca, na atual Praia do Flamengo, uma casa de pedra que os índios tamoios chamaram de akari oka, “casa de homem branco;
  • E tem mais uma – o Dicionário Aurélio indica a existência de uma tribo indígena denomina “carii”, que habitava a região da atual cidade de Niterói . Segundo esta versão, “carioca” poderia significar “casa de carii” (carii + oka). Curiosamente, quem nasce em Niterói não é carioca, e sim Fluminense.

Shows e mais shows

Se o lema é festejar, foco nos shows musicais pela cidade durante novembro:

Se o lema é festejar, foco nos shows musicais pela cidade durante novembro:

LOS HERMANOS – . Ainda na viradinha do mês (30, 31 outubro e 01, 02 de novembro), a banda Los Hermanos fará quatro apresentações na Marina da Glória. Mas corra, agora só tem ingresso disponível para o dia 02 de novembro. E por que lotou rápido? Faz três anos que foi realizado o ultimo show da banda no Rio, sua cidade natal. Mais informações:  https://www.facebook.com/events/841538465934517/

EMICIDA – dia 06/11 faz show no Circo Voador (dá pra ir a pé do RioForest Hostel). Um dos nomes mais falados, tuitados, postados e aclamados de 2015 fará uma noite antológica, lançando o disco “Sobre Crianças, Quadris, Pesadelos e Lições de Casa…”. O rapper lança ainda um dos clipes mais contundentes do rap brasileiro, o épico “Boa Esperança” com direção de Katia Lund, mostrando ecos de um barulho muito mais ameaçador que os recentes panelaços. Para abertura do show, foi convidada, de Ilhéus, a banda baiana O Quadro.

Site: http://www.circovoador.com.br
Facebook: https://www.facebook.com//events/537044973112491/

CRIOLO E O RAPPA – dia 07/11 fazem show na Marina da Glória – Pela primeira vez no Rio de Janeiro, um evento que vai reunir dois dos maiores nomes da música nacional numa mesma noite.

Facebook: https://www.facebook.com/events/471184543056826/

NEGA GIZZA – dia 07/11 também é dia dela no CCBB. Convidada especial do evento Madrugada no Centro, que comemora nesta edição o Dia da Consciência Negra, com a festa Soul de Santa. Gizza apresenta-se com os músicos Joel Ferreira (saxofone) e o Jovi Joviano (percussão) e sua apresentação tem a participação de bailarinos. Ingressos na bilheteria do CCBB.

EMPIRE OF THE SUN – dia 08/11 na Fundição Progresso, pertinho do RioForest Hostel! A dupla australiana chega ao Rio com seu projeto de música eletrônica. O duo vendeu dois milhões de cópias dos álbuns “Walking On A Dream” e “Ice on the Dune”. A turnê atual já passou por mais de 50 cidades. Em 2014, dupla também se apresentou em grandes festivais, como o Coachella, o Ultra Music Festival e o Governors Ball. Mais informações na Fundição Progresso.

EXPLOSION IN THE SKY – dia 15/11 a banda americana Explosions in the Sky, criada no Texas há 16 anos, se apresenta no Circo Voador. O grupo é formado por Chris Hrasky (bateria) Munaf Rayani (guitarra), Mark Smith (guitarra) e Michael James (guitarra e baixo). Com seis discos na carreira, a banda criou também a trilha sonora de vários filmes. Neste show, o grupo comemora 15 anos do lançamento de seu álbum de estreia, “How Strange, Innocence”. Saiba mais em http://www.circovoador.com.br

TESTAMENT E CANIBAL CORPSE – dia 20/11, também no Circo Voador. As duas são bandas de metal pesado americanas. A Testament, originária da Califórnia, lançou em 2013 o disco “Dark Roots of Thrash”, cujas músicas estão no repertório desta apresentação ao lado de alguns sucessos do grupo. A Cannibal Corpse apresentou aos fãs no ano passado o álbum “A Skeletal Domain”, que tem músicas como “High Velocity Impact Spatter”, “Sadistic Embodiment” e “Kill or Become”. Fique ligado no site do Circo.

PEARL JAM – dia 22/11 no Maracanã. A banda norte-americana que dispensa comentários sobre seu estilo de rock, nasceu em 1990, em Seattle, Washington. Está em turnê pelo Brasil, e além de passar por aqui, faz shows em Porto Alegre, São Paulo, Brasília e em Belo Horizonte.

Site: http://www.pearljam.com/tour
Facebook: https://www.facebook.com/PearlJam

MORRISSEY – dia 25/11 o lendário cantor e compositor realiza, no City Bank Hall/Metropolitan, o show da turnê de seu disco “World Peace Is None of Your Business”, lançado no ano passado. Antigas composições do artista também fazem parte do repertório da apresentação.

Ingressos em Tickets for Fun.

THE CHEMICAL BROTHERS – dia 29/11 no Vivo Rio. Headliners de festivais de música eletrônica (ou não) em todo o mundo, suas performances ao vivo são experiências visuais que transcendem o repertório musical, com uma verdadeira sessão sensorial de som, luz e imagens elaboradas para fazer o público viajar, quase que literalmente. Para o Rio, a dupla promete incendiar, tocando seus novos hits e, claro, os clássicos inesquecíveis como “Hey Boy Hey Girl”, “Get Yourself High” e “Star Guitar”.

Site: http://www.vivorio.com.br

A programação de novembro vai muito além do âmbito musical. Consulte a agenda do Rio 450 anos no site do projeto. Se precisar de hospedagem, conheça nossa página, confira nossas tarifas e fique conosco. O RioForest Hostel terá prazer em recebê-lo!

  

Pearl Jam

Morrissey

Los Hermanos

  

Criolo